Secretaria Municipal de Cultura - SMC
Cultura apresenta novo prazo para seleção pública Viva o Circo!

03/07/2015 10:17:00


ERRATA:

 

13. DO CONTRATO DE APOIO FINANCEIRO POR MEIO DE PATROCÍNIO

 

13.1 - ERRATA.

ONDE SE LÊ ANEXO 6 - DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA LEIA-SE ANEXO 5.

 

ERRATA 02

 

Item 8 do Regulamento - Elaboração das Propostas

 

item 8 letra minúscula "i" - onde se lê período de no máximo 02 (dois) meses -
Leia-se período de pelo menos 02 (dois) meses. 

 

 

 

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (SMC), reabre por 45 dias, até 17 de setembro, o prazo para a inscrição de projetos da seleção pública Viva o Circo!, cuja finalidade é instituir quatro polos de circo. A reabertura foi necessária devido a um ajuste no prazo para execução dos projetos, que passou de seis meses para dez meses, deixando de prever prorrogação. Para gerir os polos, serão selecionadas quatro companhias que vão funcionar como aceleradoras dedicadas à qualificação e ao desenvolvimento de grupos e artistas circenses da Cidade. Cada uma das quatro companhias receberá R$ 250 mil brutos para a execução do projeto.

 

Experiência inovadora e inédita no país, o programa é inspirado na experiência francesa, que conseguiu reavivar a cena circense do país com a criação dos polos de circo. Ao fim de seis meses, 40 (quarenta) grupos e artistas terão seu CNPJ, plano de negócios, identidade visual e um espetáculo. A ideia é que depois da capacitação, os grupos estejam prontos para rodar o país com as suas produções. As iniciativas terão apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), que ficará responsável pela capacitação administrativa dos grupos, fortalecendo a cadeia produtiva circense carioca.

 

Podem entrar na disputa companhias, grupos e coletivos com sede na cidade e que atuem há, pelo menos, cinco anos na formação, produção e difusão das artes circenses. Uma vez selecionadas, as instituições vão trabalhar ao longo de dez meses. Cada uma receberá R$ 250 mil brutos para a execução do projeto proposto, sendo 90% do valor quitados na assinatura do contrato e 10% ao final da residência, mediante a prestação de contas.

 

A sede de cada instituição aceleradora selecionada servirá como espaço de ocupação artística para a idealização de espetáculos, números e performances, além de capacitação em técnicas e habilidades circenses. Cada polo carioca de circo deverá transmitir para as novas gerações características e saberes do universo circense. Esses intercâmbios vão favorecer a circulação de ideias e trocas de experiências entre os jovens criadores.

 

A comissão avaliadora do programa será composta por representantes da Prefeitura, da SMC e do Sebrae. Originalidade, experimentação e qualidade artística, pedagógica e educativa estão entre os critérios com peso de decisão para a escolha dos novos residentes.

 

As propostas podem ser enviadas pelos Correios ou entregues pessoalmente no Protocolo da SMC, de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h. O endereço é Rua Afonso Cavalcanti, 455, prédio principal, sala 263, Cidade Nova, Rio de Janeiro, CEP 20211-110. O regulamento completo estará disponível para consulta no site: www.rio.rj.gov.br/web/smc


Arquivos relacionados:
  » Regulamento Revisto para PGM VIVA O CIRCO .pdf -   - 














  » ANEXO 7 - Recurso Polos de Circo.pdf -   -