Secretaria Municipal de Cultura - SMC
Eu sou Cultura


Conheça a Secretaria

 

A Secretaria Municipal de Cultura tem uma política pública focada na valorização da diversidade cultural do carioca e na democratização do acesso aos bens culturais. Nossos investimentos, tanto no fomento à atividade artística quanto no aprimoramento da nossa rede de equipamentos culturais, refletem a preocupação básica de oferecer oportunidades a uma quantidade cada vez maior de produtores e realizadores e ampliar a capilaridade das ações da Secretaria Municipal de Cultura.

 

 

Em 2015, a Secretaria Municipal de Cultura conseguiu manter sua capacidade de investimento, lançando o mais abrangente programa de fomento à cultura com um investimento total de mais de R$ 110 milhões. O montante não seria tão relevante se não fosse acompanhado de um programa inovador, o Ações Locais, que dá oportunidade e visibilidade para realizadores independentes, especialmente nas zonas Norte e Oeste da  Cidade. Por meio do programa Recultura, lançado também em 2015, a Secretaria Municipal de Cultura desenvolveu um cronograma de investimento na melhoria e reforma de equipamentos culturais em todas as regiões da Cidade. Os primeiros a serem contemplados serão as lonas de Bangu e Realengo, além dos teatros Ziembinski, na Tijuca, e Maria Clara Machado, na Gávea.

 

O cronograma de investimentos inclui a reforma do Teatro Serrador, que será incorporado à rede municipal de teatros renovado, e o Museu Histórico da Cidade. Seu precioso acervo estará novamente ao alcance de todos os cariocas e turistas, em 2016. A Secretaria Municipal de Cultura acredita no poder de transformação da arte e da cultura. É a cultura cada vez mais presente na vida dos cariocas.

 

 

Conheça o Secretário

 

Marcelo Calero, 33 anos, nasceu no Rio de Janeiro, no bairro da Tijuca. Estudou no Colégio Marista e no Colégio Santo Inácio. Formou-se em Direito pela UERJ e começou sua carreira no Jurídico da Nokia do Brasil, onde permaneceu por quase 5 anos, como estagiário e depois advogado. Saiu da empresa em 2005 para assumir seu primeiro cargo público, na CVM, que deixou em 2006 para ingressar na Petrobras. Em 2007, foi aprovado no concurso de admissão à carreira diplomática. Após completar seus estudos no Instituto Rio Branco, atuou no Departamento de Energia do Itamaraty e na Embaixada do Brasil no México.

 

Em 2013, foi cedido para a Prefeitura do Rio. Trabalhou na Assessoria Internacional e foi convidado pelo Prefeito Eduardo Paes para comandar as comemorações dos 450 anos do Rio. Em janeiro deste ano, assumiu a Secretaria Municipal de Cultura.