Secretaria Municipal de Cultura - SMC

Planetário

Sobre a Instituição

Com o objetivo de difundir a Astronomia, as ciências afins e desenvolver projetos culturais, a Fundação Planetário conta com diversas atividades, como sessões de cúpula, experimentos interativos, observações ao telescópio, cursos, palestras e exposições.

 

A instituição possui duas cúpulas em funcionamento: a Carl Sagan, que tem 23 metros de diâmetro e 263 assentos, abriga o planetário modelo Universarium VIII - TD, e a Galileu Galilei, com 12,5 metros de diâmetro e 90 assentos e conta com um sistema de imersão digital.

O planetário Universarium é um equipamento moderno capaz de projetar cerca de nove mil estrelas. Na cúpula Galileu Galilei, a projeção é de cerca de seis mil estrelas.

 

Ambos os planetários reproduzem em condições fidedignas o céu visto da Terra a olho nu em qualquer latitude ou época do ano. De terça a sexta, as sessões de cúpula funcionam atendendo a escolas públicas e particulares com agendamento prévio. Nos fins de semana e feriados, as sessões são abertas ao público em geral.

 

As observações do céu acontecem às quartas, gratuitamente, na Praça dos Telescópios. A área possui quatro equipamentos modernos, instalados em cúpulas, com capacidade para localizar automaticamente cerca de 64 mil objetos.

 

Criada em 19 de novembro de 1970, a instituição hoje possui uma área total de 16 mil metros quadrados e 12 mil metros quadrados de área construída. Um dos seus espaços é uma biblioteca com acervo de aproximadamente 2,5 mil livros e vários vídeos educativos, especializados em Astronomia, Astronáutica, Astrofísica e Física, que funciona de segunda a sexta, das 10h às 17h. Ainda há um teatro (sob a responsabilidade da Rede Municipal de Teatros), auditórios, restaurantes, estacionamento e uma ampla área verde destinada à recreação das crianças. O Museu do Universo - Experimentos Interativos é composto por  60 experimentos, com os quais o público pode interagir e aprender um pouco mais sobre Astronomia. O conteúdo foi especialmente desenvolvido pela equipe técnica da Fundação, que se preocupou em desenvolver um arrojado design de ambientação a partir de uma idéia inovadora.

 

São os resultados positivos dessas ações que impulsionam a evolução e o desejo de buscar o que existe de mais avançado no estudo da Astronomia e de suas ciências afins. Desta forma, o Planetário do Rio vem contribuindo, há mais de quatro décadas, para a iniciação científica e o desenvolvimento cultural do público.

]]>