Secretaria Municipal de Cultura - SMC

O Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro foi inaugurado em 2004, sendo o primeiro da América Latina.

É uma importante referência para criação, produção, intercâmbio, circulação, memória e difusão da arte da Dança. Localizado no bairro da Tijuca, numa antiga fábrica de cervejas tombada pelo patrimônio histórico municipal, foi projetado, restaurado e adaptado para atender as necessidades e particularidades da dança.

 

Desde que foi criado, aposta na pluralidade e diversidade que esta arte possui, com o compromisso de fazer com que as atividades oferecidas atendam e contemplem um público variado, desde crianças, jovens, adultos; pessoas portadoras de necessidades especiais e 3ª idade. Estas atividades estão voltadas para iniciantes, estudantes de dança e artes, pesquisadores e profissionais da dança e interessados em geral. Sempre com o foco em temas relacionados à dança, corpo, movimento e seus desdobramentos, criando assim ações que se apresentam em forma de apresentações de espetáculos, oficinas e/ou workshops, palestras e/ou mesas redondas, exibições de filmes, congressos e/ou eventos entre outros.

 

É composto pelos seguintes espaços:

Teatro Angel Vianna - Lotação: 150 lugares.

Estúdios 01 e 02, LOFT – utilizados para residências artísticas, ensaios abertos e oficinas. Lotação: 60 lugares

Galeria - Lotação: 30 lugares

Sala de conferência/vídeo - Lotação: 60 lugares

Midiateca – Espaço de pesquisa e memória que contem acervo de livros, publicações, teses e vídeos. Aberta ao público.

03 Apartamentos (no total 12 hóspedes) – Para hospedar os artistas da dança que realizam residência artística ou se apresentam no Centro Coreográfico.

 

Horário de funcionamento: terça a domingo das 09h30 ás 22h.

Endereço: Rua José Higino, 115, Tijuca, Rio de Janeiro

Telefone: 55 - 21-3238-0357/ 3238-0601

E-mail: cco.culturapresente@gmail.com

Blog: www.centrocoreografico.wordpress.com

Facebook: https://www.facebook.com/centrocoreografico

Criado em 1971, tendo como origem a introdução do ensino do artesanato nas Escolas da Rede Oficial do então Estado da Guanabara. Sua designação foi uma homenagem ao criador da Fundação Calouste Gulbenkian que doou recursos ao governo brasileiro. Hoje, temos um novo olhar para o Calouste Gulbenkian que veio ampliar todo o seu fazer cultural, designando o espaço como um Centro de Cultura e Cidadania para a população, em plena Praça Onze.

 

Um espaço dinâmico de inclusão social, onde arte, cultura e cidadania se integram, criando condições para que o público possa melhor aproveitar os bens culturais e deles se beneficiarem. Oferece oficinas de artes visuais, artesanato, artes cênicas e música que funcionam de segunda à sexta-feira, em horários variados. Dentro do Centro Cultural está localizado o Teatro Municipal Gonzaguinha.

 

Horário de funcionamento: de segunda a sábado das 09h às 19h

Teatro Gonzaguinha de quinta a domingo 14h às 22h.

Endereço: Rua Benedito Hipólito, 125 - Praça XI

Telefone: 2224-5747 / 2224-8300

E-mail: admgulbenkian.culturapresente@gmail.com

Site: http://www0.rio.rj.gov.br/calouste/

Facebook: https://www.facebook.com/cmacg.rio 

Construção do século XX, o centro cultural realiza exposições e projeções fotográficas, e eventos diversos ao ar livre em seus dois jardins. Possui um teatro/auditório, com palco além de uma sala de dança com espelho.

Capacidade: 52 lugares

 

Horário de funcionamento: de terça-feira a domingo, das 10h às 19h.

Endereço: Rua Monte Alegre, 306 - Santa Teresa.

Telefones: 2215-0618 / 2224-3331
E-mail: laurinda.culturapresente@gmail.com

Facebook: https://www.facebook.com/laurindasantoslobo

O Centro oferece programação variada, oficinas de criação, exposições, teatro, música, além de promover debates culturais. Conta com espaço para leituras dramatizadas e pequenas apresentações literomusicais.

Auditório (sem palco) com capacidade de 40 lugares (cadeiras).

 

Horário de funcionamento: de terça-feira a domingo, das 10h às 18h.

Endereço: Praia do Flamengo, 158 - Flamengo.

Telefone : 2205-0655 / 2205-0276

E-mail: castelinho.culturapresente@gmail.com
Facebook: http//www.facebook.com/Castelinho-do-Flamengo-Centro-Cultural-Oduvaldo-Vianna-Filho

 

O Centro Cultural Municipal Parque das Ruínas funciona em uma casa restaurada pela Prefeitura do Rio de Janeiro. Já em sua época, a casa, que pertenceu à mecenas Laurinda Santos Lobo, sediava saraus que atraíam os mais importantes artistas do país e personalidades internacionais.

 

O imóvel adquirido pela Secretaria Municipal de Cultura ganhou intervenções modernistas. O Parque das Ruínas tem uma intensa frequência de público e atrai turistas de todo o mundo. O equipamento oferece um teatro inclinado de 86 lugares, galeria para exposições, palco externo com dois camarins, extensa área de jardins, terraços panorâmicos e um mirante de 360 graus para a Baía da Guanabara e o Pão de Açúcar.

 

Horário de funcionamento: de terça-feira a domingo, de 8h às 18h.

Endereço: Rua Murtinho Nobre, 169, Santa Teresa.

Telefones: 2215-0621 / 2224-3922.
E-mail: pruinas.culturapresente@gmail.com

Facebook: https://www.facebook.com/parquedasruinas (oficial)

Desenvolve atividades de lazer e de formação cultural diversificadas, com programação versátil para o público em geral. Exposições, música, entretenimento familiar. O espaço conta com um salão multiuso, oferece oficinas de artesanato, dança, teatro, música, atividades como: roda de poesia e bailes para todas as idades e eventos associados ao folclore.

Capacidade: 250 lugares


Horário de funcionamento: de terça a sexta-feira, das 9h às 19h e sábados das 9h às 21h e domingos das 11h às 19h.

Endereço: Rua Barão, 1.180, Praça Seca – Jacarepaguá.
Telefones: 3833-4769
E-mail: dyla.culturapresente@gmail.com

Facebook: https://www.facebook.com/CentroCulturalProfaDylaSylviaDeSa

O Centro da Música Carioca Artur da Távola, inaugurado em 2007, ocupa um imóvel projetado por Gaspar José de Souza Reis, em 1921, e inclui-se entre um dos poucos exemplares no estilo medieval francês remanescente no bairro.

 

O espaço é dedicado a convergência de estilos musicais, voltado à memória, à criação e à pesquisa da música em todas as suas manifestações. Além do Palacete Garibaldi destinado a exposições, palestras, workshops e concertos de música de câmara, há também salas de aulas devidamente equipadas; inclusive com um piano. Conta também com uma sala para espetáculos batizada de Sala Paulo Moura com capacidade para 159 pessoas, que proporciona aos moradores da Tijuca e aos demais visitantes uma intensa e diversificada programação musical. Um belo jardim completa o conjunto arquitetônico. 

 

Horário de funcionamento: terças, quartas e domingos das 10 às 18h e de quinta a sábado das 10h as 22h.

Endereço: Rua Conde de Bonfim, 824 – Tijuca.

Telefone: 3238-3831/3238-3880

E mail: cmc.culturapresente@gmail.com

Blog: creferenciadamusicacarioca.blogspot.com.br

Facebook: https://www.facebook.com/CentroMunicipalDeReferenciaDaMusicaCarioca

Localizado no entorno da Praça Tiradentes, no Centro Histórico da cidade do Rio de Janeiro, o Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica (CMAHO) é referência na realização de exposições, palestras, seminários, cursos e projetos de pesquisa dedicados à diversidade da produção artística contemporânea. Sua missão é estimular o diálogo e a colaboração entre pessoas, grupos e instituições que integram o campo cultural.

O edifício no estilo Neoclássico é dividido em três andares, conta com 6 galerias, 2 mezaninos, 2 salas multiuso, um auditório com 70 lugares e um pequeno palco, além de uma cafeteria/bistrô.

 

Horário de funcionamento: Segundas, quartas e sextas- feiras, das 12h às 20h; Terças e quintas feiras, sábados e feriados, das 10h às 18h. (Não funciona aos domingos).

Endereço: Rua Luís de Camões, 68 – Centro.

Telefones: 2242-1012 / 2232-4213

E-mail: cmaho.culturapresente@gmail.com

Facebook: facebook.com/cma.heliooiticica

Após 17 anos fechado, o Imperator, que já foi o maior cinema da América Latina e uma das mais famosas casas de show do Brasil, voltou, em junho de 2012, a fazer parte da vida do carioca, agora como Imperator - Centro Cultural João Nogueira. Um espaço completamente dedicado à arte em suas diversas vertentes. 

 

Com uma área superior a 7.000 m², divididos em três modernos pavimentos e um terraço, o novo Imperator possui: um teatro com a mais moderna tecnologia de arquibancadas retráteis do país, com capacidade para 642 pessoas sentadas mais 11 cadeirantes, ou 1060 pessoas em pé; uma cafeteria/bar; 3 salas de cinema, sendo uma com tecnologia 3D, administradas pelo grupo Kinoplex; uma bomboniére; uma sala de exposições e um terraço verde de 1.200 metros quadrados. 

 

Horário de funcionamento: Segunda à sexta de 13h às 22h / Sábados e domingos de 10h às 22h.
Endereço: Rua Dias da Cruz, 170 – Méier - Cep: 20720-012
Telefones: 2596-1090 / 2597-3897

E-mail: contato@imperator.art.br
Site: http://www.imperator.art.br/ 

Facebookhttps://www.facebook.com/imperator.centroculturaljoaonogueira

Criado, inicialmente, como homenagem ao estadista Getúlio Vargas, o Memorial é hoje um espaço cultural de discussão e fruição na cidade do Rio de Janeiro, através de ações que articulam educação e entretenimento. Visa ser reconhecido como um espaço aberto às iniciativas culturais contemporâneas que tenham a palavra como elemento central, em especial nos campos da cultura, artes, história e política.

 

 

O Memorial Municipal Getúlio Vargas possui uma localização privilegiada na Glória, a Praça Luís de Camões, em frente ao Aterro do Flamengo. Além da exposição permanente sobre a vida e história do Presidente Getúlio Vargas, o Memorial oferece visita mediada às escolas, filmes e debates, seminários sobre as mais diversas temáticas, exposições temporárias, tanto em sua galeria, como em seu salão principal, e sessões de cinema em seu auditório de 116 lugares.

Horário de funcionamento: de terça-feira a domingo, das 10h às 17h.
Endereço: Praça Luís de Camões s/nº - subsolo – Glória

Telefone: (21) 2237 5234 / 2245 7577
E-mail: memorial.culturapresente@gmail.com