Secretaria Municipal de Cultura - SMC
Dona Ivone, expressão feminina de resistência

17/04/2018 12:38:00


 
Hoje a tristeza e a saudade que a partida de Dona Ivone Lara nos impõe vêm acompanhadas também por muitas simbologias no campo da cultura popular brasileira. Dona Ivone talvez seja a maior expressão feminina de resistência dos séculos XX e XXI após Chiquinha Gonzaga. Em uma época na qual a participação da mulher nas sociedades constituídas aqui e no mundo fora pontuada por restrições, ela surgiu como um alento diante do machismo acachapante e da hostilização ao "dito" sexo frágil. 
 
Dona Ivone desconstruiu paradigmas ao se firmar no mundo do samba como compositora, lutou pelo reconhecimento de nossa ancestralidade africana quando os debates sobre o preconceito étnico-racial ainda se apresentavam frágeis. Apresentou a Serrinha com maestria ao mercado fonográfico, consolidando o legado de Silas de Oliveira e as narrativas construídas por Vovó Maria Joana e mestre Darcy do Jongo. 
 
A importância de Dona Ivone Lara para a cultura brasileira e para a afirmação das minorias (na verdade maiorias, como bem sabemos) é extrema, singular, indelével. O verso da letra de uma de suas magníficas obras - "negro é a raiz da liberdade" - é o mais emblemático, significante, grito de luta pela igualdade de diretos que ecoa da base da pirâmide social brasileira para todos os continentes. Dona Ivone é universal é atemporal.
 
"A chuva tá caindo, mas o samba não pode parar!". E não vai, não! 
Pois é, Dona, Deus te chamou...
E a senhora respondeu "eu estou aqui ..."
E chegou pisando devagarinho
Com um sorriso negro.
E a vida segue em frente 
E a nós,restará contar a sua história
As suas glórias e cantar o seu legado.
O samba chora. 
 
NILCEMAR NOGUEIRA, SECRETÁRIA MUNICIPAL DE CULTURA