Secretaria Municipal de Cultura - SMC
Museu Histórico da Cidade ganha edital do Ibram para modernizar reserva técnica

31/10/2018 10:25:00


O Museu Histórico da Cidade do Rio de Janeiro foi contemplado, nesta quarta-feira, pelo Edital de Modernização de Museus – Prêmios do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Com a premiação, o equipamento da Secretaria Municipal de Cultura ganha R$ 100 mil, que serão investidos na reserva técnica. 
 
O objetivo do edital é apoiar iniciativas voltadas à preservação do patrimônio museológico, implementadas por instituições museológicas ou mantenedores de museus constituídos como pessoas jurídicas de direito público estadual e municipal e pessoas jurídicas de direito privado sem fins lucrativos, com finalidade cultural. É a primeira vez que o Museu Histórico da Cidade do Rio de Janeiro ganha um edital do Ibram. O equipamento já ganhou um edital de Acervos Culturais da Petrobras, em 2008; e um edital especifico para acervos museológicos do BNDES, em 2006.
 
Para a gerente de museus Heloísa Helena Queiroz, o prêmio é um reconhecimento nacional da importância da instituição que completa 80 anos em 2019. "O mais importante é que a uma nova reserva técnica vai possibilitar mais equipamentos para esse novo espaço e melhor conservação do acervo. O novo espaço vai facilitar a pesquisa do acervo porque será um espaço mais amplo e mais moderno".
 
Dos 28 projetos selecionados em todo o Brasil, quatro são do Rio de Janeiro. Além do Museu Histórico da Cidade do Rio de Janeiro, foram contemplados a Associação dos Amigos da Arte Popular Brasileira, o Museu do Samba e o Instituto de Pesquisa e Memória Pretos Novos (IPN). "É um prêmio importantíssimo nesse momento que estamos vivendo, em que quase todas as instituições culturais estão com orçamento curto. É um incentivo muito grande para melhorar o trabalho e para ajudar a conservar a história", afirmou a diretora do espaço, Luciana Mota. 
O recurso será disponibilizado em parcela única em nome da instituição contemplada para desenvolvimento de ações de modernização.