Secretaria Municipal de Cultura - SMC
I Festival Brasileiro de Música para Infância chega à Arena Chacrinha

04/06/2019 17:57:00


A Arena Carioca Abelardo Barbosa (Chacrinha) recebe o Prêmio Zé Zuca - 1º Festival Brasileiro de Música para Infância nos dias 6, 7, 8 e 9 de junho, com entrada gratuita. Serão 4 dias de festa para os pequenos com mais 20 atrações diferentes. O evento é organizado pelo Movimento Artístico-Musical para Infância (Mami) em parceria com a FETAERJ - Federação de Teatro Associativo do Estado do Rio de Janeiro, com patrocínio da Prefeitura do Rio, através da Secretaria Municipal de Cultura.

Os grupos que sobem ao palco na quinta e na sexta-feira vão concorrer a prêmios de 1º, 2º e 3º lugar, e ao prêmio de Melhor Intérprete. As músicas passaram por uma seleção da compositora Ana Cristina, do Bacharel em Música Zé Antônio e do integrante do comitê permanente do Movimento Infantil Canção da América Latina e Caribe, Julio Brum. Todas as músicas vão ganhar espaço na programação para crianças das rádios MEC, MultiRio (web) e Butiá.

A premiação acontece no sábado durante uma programação especial a partir das 16h. Os finalistas (cinco de cada dia) se apresentam e, em seguida, haverá uma homenagem a Zé Zuca e Rodney Mariano com participação especial de Bia Bedran e do Coral Maestro Mignone (Orquestra nas Escolas/SME-RJ, com Anderson de Carvalho).  No dia seguinte, a Arena abre as portas, a partir das 16h, para um show com artistas do coletivo MAMI: Cantos do Rio (Jujuba e Ana Nogueira), Mimos Brasil (Josué Soares e Marcia Valença), Passarinho Encantado (Pauinha Cavalcanti) e Catucando Histórias pra Contar (Chay Torres e Ivone Torres).

O Festival é idealizado pelo MAMI - Movimento Artístico-Musical para a Infância - coletivo formado por músicos, cantadores, contadores de histórias, compositores, escritores, atores e educadores que atuam no universo musical para crianças, com o objetivo de estabelecer um elo onde a arte e a cultura possam semear pensamentos e comportamentos mais humanizados e sustentáveis na construção de um mundo melhor. Situado na cidade do Rio de Janeiro, desde 2016 o MAMI fomenta eventos na cidade a fim de diversificar e ampliar geograficamente os espaços que abracem a música para a infância, contribuindo com a difusão de músicas autorais e também com o resgate de canções tradicionais e manifestações populares.

 

SERVIÇO:

Entrada Gratuita

Arena Carioca Abelardo Barbosa – Chacrinha

Endereço: Rua Soldado Elizeu Hipólito, s/nº, Pedra de Guaratiba. Telefone: (21) 3305-111

Dia 6 de junho, às 14:30: "A nova nave neve nove" (Luiz Vaz), "Adivinha da pipoca" (Rafael Daltro), "Asas pra voar" (Sidney Mattos e André Alves), "Brincando que se aprende" (Ed Zambroni), "Ciranda da lua" (Ronaldo Cotrim), "Formiguinha" (Raphaela Tafuri e Bruno Zukoff), "Rap das Regras de Trânsito" (Roger Davill), "Sorria Sofia" (Waguinho Alvarenga), "Tarja Branca (Gabi Buarque) e "Viver amar, viver amar" (Bruno Castro e Alex Magno"

Dia 7 de junho, às 14h30: "A teia que a aranha tece" (Denise Ursine), "Bem natural" (Mauro Menezes), "Lixo no lugar errado, eu tô fora" (Beto Gaspari), "macarrão é uma minhoca gostosa" (Ricardo Szpilman e Raphael Gemal), "Maimai" (Raphael Gemal), "O elefante" (Rafael Lima), "Promessa é dívida" (Abhay Zukoski), "Rotina" (Laura Lagub), "Um leitor e um livro se bastam" (Rodrigo Ferrero), "Unicórnio colorido" (Felipe do Violúdico).

Dia 8 de junho, às 16h – apresentação de dos finalistas (cinco de cada dia). Homenagem a Zé Zuca e Rodney Mariano com participação especial de Bia Bedran e do Coral Maestro Mignone (Orquestra nas Escolas/SME-RJ, com Anderson de Carvalho)

Dia 9 de junho, às 16h – Show com artistas do coletivo MAMI: Cantos do Rio (Jujuba e Ana Nogueira), Mimos Brasil (Josué Soares e Marcia Valença), Passarinho Encantado (Paulinha Cavalcanti) e Catucando Histórias pra Contar (Chay Torres e Ivone Torres).