Dengue

15/02/2016

Dengue

A Dengue é uma doença febril aguda, de etiologia viral, que pode ser de curso benigno ou grave, dependendo da forma como se apresenta: infecção inaparente, dengue, dengue com sinais de alarme e dengue grave. Atualmente, é a mais importante arbovirose que afeta o ser humano, constituindo-se em sério problema de saúde pública no mundo. Ocorre e dissemina-se especialmente nos países tropicais, onde as condições do meio ambiente favorecem o desenvolvimento e a proliferação do Aedes aegypti, principal mosquito vetor.
 
A transmissão se faz pela picada dos mosquitos, no ciclo ‘ser humano/mosquito/ser humano'. Após um repasto de sangue infectado, o mosquito está apto a transmitir o vírus, depois de 8 a 12 dias de incubação extrínseca. A transmissão mecânica também é possível, quando o repasto é interrompido e o mosquito, imediatamente, se alimenta num hospedeiro suscetível próximo. Não há transmissão por contato direto de um doente ou de suas secreções com uma pessoa sadia, nem por intermédio de fontes de água ou alimento. Há relatos de casos de transmissão vertical (‘gestante/bebê') do vírus DENV-2, ocorridos na Tailândia e Malásia.
 
O período de incubação varia de 3 a 15 dias, sendo em média de 5 a 6 dias, e o período de transmissibilidade compreende dois ciclos: um intrínseco, que ocorre no ser humano, e outro extrínseco, que ocorre no vetor. A transmissão do ser humano para o mosquito ocorre enquanto houver presença de vírus no sangue do ser humano (período de viremia). Esse período começa 1 dia antes do aparecimento da febre e vai até o 6º dia da doença. 
 
No mosquito, após um repasto de sangue infectado, o vírus vai se localizar nas glândulas salivares da fêmea do mosquito, onde se multiplica depois de 8 a 12 dias de incubação. A partir desse momento, é capaz de transmitir a doença, e assim permanece até o final de sua vida (de 6 a 8 semanas).
 
 

Dados Epidemiológicos

• Números de Casos - 2000 a 2016

• Números de Óbitos - 2012 a 2016

 

Links Importantes

• Assistência à Criança

• Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti (LIRAa)

• Manejo Clínico baseado em Classificação de Risco da Dengue

• Perguntas e respostas sobre a dengue

• Prevenção e Controle – Notificação e Diagnóstico


Link para o serviço: http://www.rio.rj.gov.br/web/sms/dengue






Serviços Serviços