Prefeitura inaugura Clínica da Família em Rio das Pedras beneficiando 36 mil pessoas

04/03/2016 10:18:00


A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) inaugurou na manhã do sábado, 5 de março, a Clínica da Família Helena Besserman Vianna, na Rua Velha, nº 4, em Jacarepaguá. Com doze equipes de saúde da família e quatro equipes de saúde bucal, a nova unidade beneficiará 36 mil moradores de Rio das Pedras, com investimento de R$ 5,2 milhões. A clínica contará com as equipes Praia do Forte, Carneiros, Maragogi, Iracema, Praia do Francês, Pajuçara, Pipa, Atalaia, Ponta Negra, Genipabu, Tambaú e Boa Viagem.

 

O secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, ressaltou a importância da construção da unidade para a região. "É um grande sonho realizado pela Secretaria Municipal de Saúde. Rio das Pedras tinha apenas um posto de saúde, depois inauguramos a Clínica da Família Otto Alves de Carvalho, mas ainda faltava atender metade da comunidade. Com essa clínica cobrimos 100% da região de Rio das Pedras, garantindo atendimento para todos da região", afirmou.


A unidade faz parte da Área de Planejamento (AP) 4.0, que abrange os bairros Barra da Tijuca, Camorim, Cidade de Deus, Grumari, Itanhangá, Jacarepaguá, Joá, Recreio dos Bandeirantes, Vargem Grande e Vargem Pequena. Com a inauguração, a área passa a ter 19,8% de cobertura de saúde da família.


O nome da nova clínica da família é uma homenagem à médica e psicanalista Helena Besserman Vianna, que lutava em favor da ética na psicanálise e, junto ao marido, o médico Luiz Guilherme Vianna, participou de movimentos contra a ditadura militar. Recebeu a Medalha Chico Mendes, em homenagem ao seu empenho pela redemocratização do Brasil. Teve três filhos – o humorista Cláudio Besserman Vianna (Bussunda); o economista Sérgio Besserman Vianna; e o médico Marcos Besserman Vianna – além de cinco netos. Ela foi autora de vários livros, lançados em diversos países. Morreu aos 70 anos, em abril de 2002, no Rio de Janeiro.


Na Clínica da Família Helena Besserman Vianna, os pacientes terão atendimento clínico, tratamento para diabetes, hipertensão, pré-natal, exames laboratoriais, cuidados com a saúde da criança e vacinação, entre outros. Também poderão retirar gratuitamente medicamentos e insumos de uma grade de 208 itens da Atenção Primária. As clínicas da família, além de consultórios, contam com salas de ultrassonografia, raio-x, observação clínica, procedimentos, curativos, coleta, reunião, saúde bucal, auditório, farmácia e almoxarifado.

 

A cidade do Rio passa a contar com 86 clínicas da família em todas as regiões. Trata-se de um projeto inovador, criado em 2009, que permitiu a expansão histórica da Estratégia de Saúde da Família (ESF) no município. Com a implantação das clínicas, o Rio saiu de 3,5% de cobertura de saúde e se tornou nos últimos anos a capital responsável por mais da metade de todas as equipes de ESF criadas no país. Hoje, mais de 50% dos cariocas têm cobertura de saúde integral e a Prefeitura pretende ampliar esse valor para 70% até o fim de 2016. 


Imagens relacionadas:










Serviços Serviços