Mutirões de Cirurgia

19/07/2017

Atenção, você que precisa de uma cirurgia de catarata. Saiba o caminho mais rápido para acelerar sua operação.

  • O paciente precisa estar inserido no Sistema de Regulação do município (SISREG).  

 

  • Para que tenha seu nome inserido no SISREG para a realização de cirurgia de catarata ou qualquer outro procedimento especializado, o paciente deve procurar a unidade de Atenção Primária (clínica da família ou centro municipal de saúde) mais próxima de sua residência. Ele passará pela consulta com o médico de família que, ao constatar necessidade de atendimento em serviço especializado, irá colocá-lo no Sistema de Regulação.

 

  • No SISREG, as filas são organizadas conforme a classificação de risco, ou seja, os casos considerados mais graves e urgentes são encaminhados prioritariamente aos serviços especializados. Os de menor urgência são atendidos na sequência.

 

  • A Secretaria Municipal de Saúde realiza ações para reduzir o tempo de espera dos pacientes da rede municipal pelos procedimentos. Este é o caso d​as cirurgias​ de catarata, que serão realizadas em parceria com a Rede D'O​​r​.

 

  • Estão sendo ​selecionados ​os pacientes das filas internas das unidades hospitalares, que ​ estão aguardadando pelo procedimento final. ​Assim são  ​pacientes que já ​devem ter ​passa​do pelo Sistema de Regulação (SISREG), foram encaminhados para consulta especializada em oftalmologia, confirmando-se a indicação cirúrgica, e que aguardavam desde então pelo procedimento​ nas unidades e ainda não realizaram o procedimento.  

 

  • A resolução dos casos desses pacientes ​irá ​melhorar a assistência para o procedimento, minorando a espera nas unidades hospitalares para que outros pacientes que ainda se encontram nas unidades sejam atendidos.







Serviços Serviços