Blocos da saúde mental escolhem sambas para 2018

14/11/2017 10:44:00


Importantes ferramentas terapêuticas e de ressocialização de pacientes com sofrimento psíquico, dois blocos da saúde mental estão com inscrições abertas para a escolha do samba para o carnaval de 2018. O Tá Pirando, Pirado Pirou!, que desfila na Zona Sul, irá homenagear em seu enredo Dona Ivone Lara e os compositores podem inscrever seus sambas até o dia 14 de dezembro. Já o Zona Mental, na Zona Oeste, tratará a crise econômica e social brasileira com muito humor e aceita inscrições até o dia 22 de novembro.

 

O coletivo carnavalesco Tá Pirando, Pirado Pirou! escolheu homenagear não só uma personalidade do samba como uma importante figura na história da luta antimanicomial no Brasil. Dona Ivone Lara é enfermeira e, quando jovem, foi a principal auxiliar da psiquiatra Nise da Silveira, que criou uma nova forma de cuidar dos pacientes de saúde mental, com arte e tratamento humanizado.

 

As inscrições para o concurso podem ser feitas pessoalmente nos dias de atividade do bloco, no Núcleo de Intervenção Cultural do Pinel, localizado na Avenida Venceslau Braz, 65 - Botafogo, ou pelo endereço eletrônico tapppirou@gmail.com.

 

Composto por usuários, técnicos e familiares da rede de saúde mental, incluindo o Instituto Municipal Philippe Pinel, o Tá Pirando, Pirado Pirou! tem suas alegorias, fantasias e máscaras confeccionadas pelos pacientes em tratamento nas oficinas das unidades de saúde mental. O desfile é uma experiência terapêutica que faz parte do calendário oficial de carnaval de rua da Prefeitura do Rio.

 

O Zona Mental propõe que os compositores façam uma crítica séria, porém bem humorada, aos recentes acontecimentos políticos, econômicos e sociais que vêm acontecendo no Brasil. O bloco faz as seguintes perguntas: E quanto a nós, cidadãos? Qual a nossa parcela de responsabilidade diante dos problemas em nosso país? Os sambas concorrentes devem conter em suas letras obrigatoriamente três expressões: Zona Mental, saúde mental e Zona Oeste.

 

Os interessados em inscrever seus sambas no concurso devem entrar em contato pelos telefones 3523-8640, do CAPS Neusa Santos; 98738-1203, de Maurício; ou 98199-0744, de Érica; ou pelo e-mail bzonamental@gmail.com.
 




Serviços Serviços