Vigilância Sanitária terá estande na Marquês de Sapucaí

08/02/2018 10:13:00


Nos quatro dias de desfiles no Sambódromo, a Vigilância Sanitária contará com um estande para receber denúncias de foliões que constatarem problemas em alimentos   comercializados por bares, camarotes e ambulantes na passarela do samba, assim como as condições higiênico sanitárias desses locais e de estabelecimentos voltados para o embelezamento. Serão 45 técnicos de plantão a cada noite, que também vão receber denúncias sobre condições de trabalho dos funcionários de todos os estabelecimentos.

 

Além de fiscalizar o que for denunciado, os técnicos vão manter o cronograma normal de fiscalização, que consiste em inspeções desses estabelecimentos, das condições de trabalho, da água de consumo, climatização de locais fechados, descarte adequado de resíduos, além das condições das ambulâncias e postos de saúde. Também serão recolhidas amostras de alimentos suspeitos para análise no laboratório da Vigilância Sanitária.

 

Para incentivar as denúncias, uma equipe do órgão vai distribuir material educativo com dicas sobre o que deve ser observado. Os foliões também vão receber álcool em gel para higienização das mãos, quando for comer algum alimento e vão ter todas as dúvidas esclarecidas por técnicos que ficarão no estande.

 

O trabalho da Vigilância Sanitária para prevenção de riscos à saúde de cariocas e turistas durante o Carnaval não ficará restrito somente à passarela do samba. Durante todos os dias de folia, técnicos irão inspecionar as condições higiênico sanitárias no Terreirão do Samba, clubes e estabelecimentos localizados nas principais vias por onde passarão os blocos.

 

Mas o trabalho de prevenção começou muito antes. Desde o começo do mês, funcionários dos estabelecimentos que estarão no Sambódromo e no Terreirão do Samba receberam cursos de noções básicas de higiene na manipulação de alimentos. Essas noções básicas também foram repassadas aos ambulantes que irão comercializar alimentos no entorno desses locais, por meio de aulas presenciais. Foram, ao todo, 17 cursos ministrados, com a participação de 700 pessoas.

 

A prevenção de riscos também pode ser feita por todos os cariocas e turistas que estiverem no Rio. Para isso, a Vigilância Sanitária orienta que toda irregularidade percebida em estabelecimentos que comercializam produtos e serviços relacionados a alimentos e saúde deve ser comunicada à central de atendimento 1746. Técnicos estarão de plantão para atender a esses chamados.




Serviços Serviços