Saúde orienta sobre prevenção à hanseníase

06/08/2018 10:14:00


Para marcar o Dia Estadual de Combate à Hanseníase, comemorado em 5 de agosto, a Secretaria Municipal de Saúde promove diversas atividades educativas nas unidades da rede de Atenção Primária (centros mnicipais de saúde e clínicas da família) ao longo de todo o mês. As ações envolvem exibições de vídeos, distribuição de folhetos e cartazes, salas de espera e divulgação sobre acesso aos serviços de saúde oferecidos na rede municipal. As ações têm como objetivo alertar a população sobre os sinais que o corpo transmite e que, pela falta de informação, passam despercebidos.

 

A hanseníase é uma doença infecciosa e contagiosa causada por uma bactéria (bacilo) chamada Mycobacterium leprae. O Brasil é o segundo país do mundo com maior número de casos registrados da doença. Só na cidade do Rio de Janeiro são cerca de 500 notificações de casos suspeitos da doença a cada ano. A hanseníase afeta a pele e os nervos periféricos e se não for diagnosticada e tratada, pode levar a severas deformidades físicas.

 

O diagnóstico precoce da doença evita que o paciente chegue à incapacitação dos movimentos. A hanseníase é uma doença silenciosa e um dos primeiros sintomas é a perda de sensibilidade térmica. Além disso, após a contaminação, pode levar de dois a sete anos para os primeiros sinais se apresentarem.

 

Com o diagnóstico, o paciente inicia um tratamento que leva de seis meses a um ano. Pessoas que tiveram contato próximo com o paciente também precisam ser avisadas para que possam tomar a vacina BCG. Depois deste período, a pessoa está curada. Confira a programação completa.

 




Serviços Serviços