Vigilância Sanitária inutiliza mais de 100 kgs de alimentos impróprios na Barra

28/11/2018 13:48:00


Com 66 inspeções, fiscais da Vigilância Sanitária visitaram estabelecimentos na Barra da Tijuca, na noite dessa terça, dia 27. Foram encontradas varias irregularidades, como falta de higiene, uso de canudos, fumo em local proibido e alimentos impróprios para consumo. Um estabelecimento foi interditado, 27 multas foram aplicadas e 114 kg de alimentos inutilizados.

 

A ação faz parte do PAP noturno, uma operação que começou neste mês, na Lapa, e que é a ampliação do programa Ponta a Ponta, que começou em novembro de 2017 e realiza mutirão diurno em locais de grande concentração de bares, restaurantes, clínicas, dentre outros estabelecimentos que comercializam produtos e serviços relacionados a alimentos e a saúde humana e animal.

 

O PAP noturno vai continuar na Barra da Tijuca hoje e termina na noite de quinta, dia 29. Até lá, os fiscais vão visitar os pontos mais badalados do bairro, para verificar as condições higienicossanitarias dos estabelecimentos que funcionam à noite, a manipulação de alimentos, a estrutura física, o licenciamento sanitário e as áreas de fumantes.

 

Os locais que oferecerem riscos à saúde dos frequentadores vão continuar sendo autuados e até interditados, dependendo da gravidade. Os principais riscos estão na falta de limpeza adequada, principalmente dos banheiros; limpeza inadequada das caixas d’água; climatização; validade, acomodação e manipulação dos alimentos; e no espaço destinado ao fumo.

 

Na Lapa, a fiscalização ocorreu nos dias 04, 05, 06, 11, 12, 13, 18, 19 e 20 de novembro, quando foram realizadas 89 inspeções, aplicadas 19 multas, com 13 interdições e 28,2 kg de alimentos inutilizados.

 

Durante as inspeções, os técnicos também estão distribuindo adesivos com informações sobre o descarte adequado de materiais plásticos e o tempo de decomposição de cada objeto, sobre a legislação antifumo e sobre a lei da transparência, que mostra a verdadeira identidade de um fiscal. Na noite dessa terça foram afixados 70 adesivos.


Imagens relacionadas:










Serviços Serviços