SMSDC inaugura Clínicas da Família em Santa Cruz e Paciência

As novas unidades vão garantir atendimento personalizado a 36 mil pessoas


17/06/2010 14:58:00


Os bairros de Santa Cruz e Paciência ganharam suas primeiras Clínicas da Família inauguradas pela Prefeitura do Rio no dia 13 de junho. Com as unidades, o novo modelo de atenção básica do município com atendimento personalizado e diferenciado chega à região mais carente da Zona Oeste. As duas clínicas, que funcionam como a base do Programa de Saúde da Família nessas áreas, vão beneficiar 36 mil pessoas, que serão sempre atendidas pelas mesmas equipes médicas. Cada equipe será responsável por um grupo de moradores, com acompanhamento personalizado e visitas domiciliares. 

 

As clínicas contam com consultórios, salas de ultrassom, raio-x, observação clínica, procedimentos e curativos, imunização, saúde bucal, farmácia e almoxarifado. Além de consultas médicas e odontológicas e visita domiciliar, as unidades fazem trabalho de prevenção e promoção da saúde, com pré-natal, exames de laboratório, tratamento e acompanhamento de diabetes e hipertensão e outras doenças. Também realizarão exames de oftalmologia e otorronolaringologia, e terão equipamentos de interação musical para terapias e brinquedoteca móvel.

 

Com horário ampliado, as unidades funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados, das 8h às 12h. As equipes de profissionais são compostas por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, cirurgiões-dentistas, técnicos de saúde bucal, auxiliares de saúde bucal, agentes de vigilância em saúde, agentes comunitários de saúde e agentes de defesa civil.     


  
As clínicas da família fazem parte do programa “Saúde Presente", uma inovadora estratégia de atendimento público de saúde de forma territorializada. Cada área da cidade contará com uma teia formada por unidades básicas de saúde, UPAs, policlínicas, hospitais de referência, Caps (Centro de atenção psicossocial), evitando que as emergências funcionem como porta de entrada do Sistema de Saúde. A região de Santa Cruz, Paciência e Sepetiba, conhecida como Área de Planejamento 5.3 e considerada uma das mais carentes da cidade, é a primeira a contar com este novo modelo. Outras clínicas da família estão em construção nos três bairros para garantir atendimento individualizado a todos moradores da AP 5.3. 


 
A Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil (SMDC) tem a meta de implantar 70 clínicas da família em toda a cidade até o final de 2012. Atualmente, a cidade já conta com clínicas da família em Realengo, Cantagalo/Pavão-Pavaozinho, Mangueira, Manguinhos, Rocinha, Santa Marta e Alemão.


 
Clínicas ecologicamente corretas

 

O modelo das novas clínicas da família, construídas pela Riourbe, obedece a critérios de sustentabilidade e de preservação do meio ambiente, tanto na construção quanto no funcionamento.  As unidades têm inovações como a captação e reutilização da água da chuva e um jardim central, que visa reduzir o calor em toda a unidade de saúde.


 
As clínicas são construídas em sistema modular, cada módulo medindo 5mx2,5m, em estrutura de aço, sistema que permite que cada uma tenha um tamanho, variando de acordo com o terreno e as necessidades de cada região. O índice de desperdício na construção é muito baixo, já que a vedação é feita com placas metálicas com isolante térmico e acústico.


 
Além dos jardins no centro das edificações, a preocupação em diminuir o calor também pode ser verificada no sistema de ventilação cruzada que resulta em mais economia, pois diminui muito a necessidade de aparelhos de ar-condicionado.


 
Um outro aspecto do projeto que respeita o meio ambiente e garante maior  economia é utilização da iluminação natural, que evita a utilização de energia elétrica em praticamente todas as dependências durante o dia.

 


Imagens relacionadas:

















Serviços Serviços