Prefeitura inicia obras da UPA de Costa Barros

O modelo das UPAs agiliza o atendimento à população e otimiza a porta de entrada das emergências


01/07/2010 17:50:00


A Prefeitura do Rio lançou o início das obras da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Costa Barros, na Estrada Botafogo s/nº, próximo ao CIEP Anton Makarenko, no dia 01 de julho. Com funcionamento 24 horas, a unidade oferecerá serviços de urgência e emergência, médico e odontológico, terá capacidade para realizar 9 mil atendimentos mensais e beneficiará 150 mil pessoas da região. O investimento da obra será de cerca de R$ 3 milhões. 

 

Na UPA será possível realizar exames de raio-x, eletrocardiograma, exames laboratoriais, nebulização, curativos, suturas.

 

O modelo das UPAs agiliza o atendimento à população e otimiza a porta de entrada das emergências de hospitais, que recebem os casos mais complexos. Apenas 0,5% dos pacientes que procuram as UPAs são transferidos para hospitais. 

 

Hoje, a Prefeitura do Rio administra cinco UPAs: Vila Kennedy, Rocinha, Complexo do Alemão, Manguinhos e Cidade de Deus.  Até o final de 2012, serão inauguradas 20 unidades de pronto atendimento municipais. Além da construção deste tipo de unidade, a Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil trabalha na ampliação da atenção primária por meio do Saúde Presente, que prevê cobertura integral de saúde à população das regiões beneficiadas, com foco na prevenção e promoção da saúde. Até o fim da gestão, serão implantadas 70 Clínicas da Família. 
 


Imagens relacionadas:

















Serviços Serviços