O CREP-AT E SUA HISTÓRIA

Em 1992, após um levantamento sobre dados referentes às escolas construídas até 1930, a Secretaria Municipal de Educação criou o Centro de Memória da Educação. O material pesquisado, que incluía fotografias, documentos, móveis e objetos, foi convertido na exposição "Escolas de Outros Tempos". Deu-se início a um trabalho de catalogação e divulgação do acervo encontrado nas escolas.

A proposta avançou para um projeto de criação de um Centro de Referência que tivesse como objetivos, além da sistematização, disponibilização e divulgação das informações dispersas nas diversas instituições, o estabelecimento de um espaço de difusão cultural e de pesquisa da educação pública da nossa cidade, fruto de um Grupo de Trabalho, criado em 1997, pela Secretaria Municipal de Educação.

Em 1999, um novo Grupo de Trabalho começou a elaborar um plano para a implantação do centro e a escolha de um local adequado para seu funcionamento. Foi escolhido o antigo prédio da Escola Municipal Rivadávia Corrêa, construção centenária, antiga Escola da Freguesia de Sant'Anna, uma das chamadas "Escolas do Imperador", que passou por uma grande reforma a fim de provê-lo de modernas instalações.

O órgão foi criado pelo Decreto nº 19.364 de 28 de dezembro de 2000 e inaugurado em 18 de outubro de 2002, sendo denominado, inicialmente, Centro de Referência da Educação Pública.

Mais tarde, seguindo o Decreto nº 35.602 de 9 de maio de 2012 da SME, recebe o nome de Centro de Referência da Educação Pública da Cidade do Rio de Janeiro - Anísio Teixeira, compondo a estrutura organizacional da Escola de Formação do Professor Carioca Paulo Freire, atualmente, Escola de Formação Paulo Freire.

56_INSTANCE_dKO5 56_INSTANCE_dKO5 p_p_id_56_INSTANCE_dKO5_