PRÊMIO ANÍSIO TEIXEIRA

1) APRESENTAÇÃO -Concurso de Monografias que tem como objetivo homenagear o grande educador, que teve atuação expressiva à frente da educação pública brasileira. Sua finalidade é promover a reflexão e o debate sobre a Educação Básica, entre os Servidores da Educação Municipal da Cidade do Rio de Janeiro, estimulando a produção escrita e procurando ressignificar a ação teórico-prática do profissional nesse nível de atuação.

2) PEQUENO HISTÓRICO – O Prêmio Anísio Teixeira teve início no ano de 1987 com uma premiação no valor de 1000 OTM's (Obrigações do Tesouro Municipal) e um diploma assinado pelo prefeito entregue aos funcionários do município do Rio de Janeiro que se destacaram pelo bom desempenho em suas funções ou pelo trabalho criativo realizado no setor da educação. 

Com o passar das edições, a premiação passou a ser atribuída ao professor que tivesse seu trabalho selecionado no Projeto Experiências Bem-sucedidas (projeto no qual Profissionais da Educação, individual ou coletivamente, apresentavam trabalhos, relatando experiências pedagógicas e/ou comunitárias desenvolvidas nas Unidades Escolares de 1º grau do município do Rio de Janeiro).

Alterações realizadas ao longo dos anos:

2001- o Prêmio Anísio Teixeira passa a ser um Concurso de Monografias, com apresentação de trabalhos por Campo Temático:Currículo, Gestão Pública, Formação do Professor e Tecnologia em Educação. Nesse mesmo ano, é estabelecido o valor de R$ 3.000,00 para a premiação, além da entrega do Diploma de Participação e a publicação dos trabalhos, selecionados pela Banca Avaliadora, na Coletânea de Monografias Prêmio Anísio Teixeira. 

2002- O valor do prêmio passa para R$ 5.000,00 e é acrescentado o Campo Temático “Educação Infantil”.

2003- Os Campos Temáticos sofrem alterações, sendo retirados Gestão Pública e Formação do Professor e inseridosAção Cultural na Escola e Gestão. São mantidos Currículo, Tecnologia em Educação e Educação Infantil.

2009 a 2012- Concurso não realizado.

2013– O Prêmio é retomado com novas alterações. Entre retiradas e inserções, ficam com os Campos Temáticos: Currículo, Formação do Professor, Educação Infantil, Gestão Educacional, Tecnologia da Informação e Comunicação.

2014- Retirada do campo Educação Infantil e a inserção de Práticas Pedagógicas: Currículo, Formação do Professor, Gestão Educacional, Tecnologia da Informação e Comunicação e Práticas Pedagógicas, os quais permanecem até 2016.

2017- Concurso não realizado.

2018- O Prêmio é ampliado para os Servidores da Educação e a organização das monografias por Campos Temáticos é substituída pela admissão de trabalhos monográficos em duas categorias: acadêmica e literária.

2019- O valor do prêmio passa para R$ 6.000,00 e permanece a tradicional publicação da Coletânea de Monografias.

2020- Concurso não realizado.

TEMAS/TÍTULOS DO CONCURSO DE MONOGRAFIAS – PRÊMIO ANÍSIO TEIXEIRA

ANOS

TÍTULOS

2001

A ESCOLA DO NOVO MILÊNIO: DESAFIOS PARA O PROFESSOR

2002

A EDUCAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DE INCLUSÃO - DESAFIOS PARA O EDUCADOR

2003

A EDUCAÇÃO COMO PRÁTICA DE/PARA CIDADANIA

2004

MÍDIA COMO LINGUAGEM EDUCATIVA: TRANSFORMAÇÕES NO MODO DO SABER

2005

OS CAMINHOS DA EDUCAÇÃO NO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO -  30 ANOS DE EDUCAÇÃO PÚBLICA

2006

AS RELAÇÕES DE ENSINO: TRABALHANDO COM A DIVERSIDADE

2007

CICLOS DE FORMAÇÃO: INSTRUMENTO DE INCLUSÃO, JUSTIÇA SOCIAL E DEMOCRATIZAÇÃO DO CONHECIMENTO

2008

TEMPO E ESPAÇO ESCOLAR – AMPLIANDO AS POSSIBILIDADES DE ENSINO E APRENDIZAGEM

2009

2010

2011

2012

 

CONCURSOS NÃO REALIZADOS

2013

CONSTRUINDO CAMINHOS PARA O SUCESSO DO ALUNO NA ESCOLA PÚBLICA

2014

A FORMAÇÃO DO ALUNO DA ESCOLA PÚBLICA: O QUE FAZ A DIFERENÇA?

2015

JUVENTUDE, EDUCAÇÃO E CULTURA: ESPAÇOS, TEMPOS E AS RELAÇÕES NAS ESCOLAS PÚBLICAS DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO

2016

A PRÁTICA DIALÓGICA EM FAVOR DA PRODUÇÃO DE SABERES E DO DESENVOLVIMENTO DA AUTONOMIA DISCENTE

2017

CONCURSO NÃO REALIZADO

2018

O PROBLEMA DA REPROVAÇÃO ESCOLAR

2019

ABSENTEÍMO DISCENTE, ABANDONO E EVASÃO ESCOLAR: UMA ABORDAGEM PROATIVA

2020

CONCURSO NÃO REALIZADO

PROMOVENDO O APRENDIZADO EM AMBIENTES DIFÍCEIS – EXPERIÊNCIAS DE SUCESSO

2021

O DESAFIO DO ENSINO REMOTO: POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS QUE VALEM A PENA CONTAR!

 

 

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